[ ARTIGO ] Usar ou não um estabilizador para seu game de NOVA GERAÇÃO?!

Bom, ninguém quer perder a sua preciosa fonte de diversão. Seja por uma oscilação elétrica ou por uma descarga elétrica ( raio ), muitos jogadores tem instalado os estabilizadores com a finalidade de proteger seus tão amados Playstation 4 e Xbox One.

Quando optamos em comprar um estabilizador, nós esperamos uma série de vantagens e proteções para nossos eletrônicos correto? Este equipamentos prometem ser os principais responsáveis pelo nivelamento da tensão elétrica (voltagem) da rede. Com isso, picos de energia não afetariam diretamente nossos video-games correto?

Teoricamente, sempre que a rede elétrica sobe de tensão, os estabilizadores entram em ação para regular a voltagem aplicada a cada aparelho e evitar que eles sejam queimados. Quando a rede baixa sua tensão, o processo ocorre de maneira inversa: ele é utilizado para aumentar a tensão e não deixar que os eletrônicos sejam desligados. Ressaltamos: teoricamente.

O que realmente fazem os estabilizadores?

O que eles realmente servem é para "queimar" no lugar dos aparelhos. Ueh mas como assim? Simplesmente, todos eles são construídos com fusíveis de proteção, que é queimado quando há muita instabilidade na rede elétrica. Quando isso ocorre, o estabilizador para de funcionar e o fornecimento de energia é interrompido, ou seja, você pode DANIFICAR o HD do seu CONSOLE. Porém dessa forma, as possíveis "sobrecargas" não chegariam diretamente aos video-games evitando estragos maiores. Os estabilizadores também são "otimos" extensores de tomadas, sim, para evitar aquela gambiarra cheia de "T`s" ou "Benjamins.."

Segundo Eduardo Romaneli, doutor em Eletrônica de Potência do Departamento de Eletrotécnica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, disse que atualmente, com o desenvolvimento de fontes de alimentação universais que atuam automaticamente em redes de 127 V ou 220 V, o uso de estabilizadores é desnecessário. O professor pondera também que estabilizadores não têm capacidade para atuar na qualidade da energia elétrica, por isso, as redes com altos níveis de poluição não têm suas tensões corrigidas (inclusive, há casos em que a qualidade do sinal entregue aos dispositivos eletrônicos é inferior ao da rede comercial). 

Fonte: TecMundo

Concluindo, na prática os estabilizadores mais trazem malefícios para os consoles e outros aparelhos eletrônicos do que beneficios. E também saiba que os estabilizadores são o principal causador de problema em fontes. Então o que seria o IDEAL para proteger seu console?

Você pode optar por filtros de linha, caso não tenha condição de investir em um no-break. Geralmente os filtros de linha alem de ótimos "extensores" de tomada,  também tem fuzivel que evita a queima por uma descarga elétrica, porém, para um bom filtro de linha deve-se notar a presença do suporte para filtragem eletromagnética. O  único problema é que no Brasil, esse tipo de componente é raro, e a grande maioria dos “filtros” não passa de extensões. Porém na grande maioria dos casos eles não corrigem problemas na rede elétrica e muito menos "seguram uma sobre-carga".

Já a solução ideal para nós gamers seria a aquisição de um NO-BREAK, sim não é nenhuma novidade, porém, ainda é a melhor opção para proteger seus eletrônicos e ou video-games.

Esse tipo de componente elétrico oferece proteção em quatro frentes diferentes:

  • Proteção contra surtos de tensão;
  • Proteção contra queda de tensão;
  • Proteção contra queda na energia (falta de luz);
  • Proteção contra oscilação da frequência.

Ou seja ainda hoje se você tem a chance de optar por um ( " devido aos altos preços " ), opte por um de boa marca e fique tranquilo com seus eletronicos. Afinal alem de proteger o seus equipamentos contra queda e surtos de tensão, falta de energia ( devido a bateria interna que tem uma boa duração ) e contra oscilação de frequencia, o no-break ainda hoje é a melhor pedida para proteger o seu tão amado CONSOLE ;)

Qualquer dúvida é só postar nos comentários que tentaremos responder o mais rápido possível, abração e boa jogatina!