Depois de Hideo Kojima ter estado na penumbra e de ter visto o seu nome e o nome do seu estúdio ter sido removido do organograma da companhia, e até mesmo dos sites oficiais dos seus jogos, chegou a vez de Kojima quebrar o seu silêncio confiando uma longa entrevista à revista japonesa Famitsu.
Para além de ter revelado novos detalhes sobre a jogabilidade de Metal Gear Solid 5, Kojima confirmou aquilo que já todos desconfiávamos, está mesmo de partida da Konami.
"As informações que apontam para que eu deixe em breve a Konami estão correctas, embora eu tivesse gostado que tudo isto tivesse sido divulgado de uma forma diferente... Penso que nós, a companhia e eu, chegámos a uma situação extrema onde nenhuma das partes sairia beneficiada; foi mais do que uma simples divergência de pontos de vista," contou Kojima.
"Como criador, eu queria fazer outras coisas diferentes além de produzir Metal Gear Solid em série, todos os anos como eles me sugeriram. E eu não queria ser um dos responsáveis pela diminuição de qualidade que daí resultaria."
Quanto ao seu futuro após o lançamento de Metal Gear Soid 5: The Phantom Pain, Kojima contou que, "As minhas opções ainda estão em aberto, ainda não decidi o que vou fazer quando chegar ao fim do meu compromisso". E esclareceu também que a sua saída não irá significar que o projecto Silent Hills chegue ao fim, mas que provavelmente o projecto irá tomar uma nova direcção na sua produção.