Bem acho que todos nós uma vez ou outra já acabou jogando Paciência, Campo Minado, FreeCell ou Copas no computador não é mesmo? Não adianta dizer que não pois esses jogos se encontraram no Windows por muitos anos e foram até populares entre os anos 1990 e 2000, assim desde do Windows 3.11 temos contato com tais joguinhos.

Mas será que esse jogos vinham com o computador somente para distrair os usuários nos momentos de tédio ou algo assim? Bem o proposito deles vai além disso, pois segundo o site mental_floos esses jogos tinha um objetivo de praticar o uso do mouse, no caso do Paciência, fazendo assim os usuários clicar nas cartas e as arrastar para o lugar correto. Dessa maneira a pessoa sem saber estava cada vez mais se familiarizando com essa nova ferramenta que era o mouse na época.

Mas os demais jogos? Tinham tal importância também? Bem na parte de ajudar o usuário a se familiarizar com o mouse tínhamos o também o Campo Minado, mas o diferencial vinha que invés de ensinar a "mexer" com o mouse, o seu objetivo era mais ensinar a usar os botões direito e esquerdo no momento certo.

Agora os últimos que são o Copas e FreeCell era mais focado para teste de funcionamento de certos softwares que o Windows utilizava. Como no caso do FreeCell ele tinham um pacote Win32s, que fazia as aplicações de 16 bits funcionar no Windows 3.1, caso existisse um problema na hora de testar a camada thunking de 32 bits o jogo não iria rodar. Já o Copas era estimular o uso da tecnologia NetDDE, fazendo assim com que o Copas pudesse ser jogado em uma rede local, mas ele veio somente na versão Windows for Workgroups 3.1 e posteriores a ela.

Hoje em dia temos somente o Paciência no Windows 10, pois mesmo que seu objetivo principal não fosse o de distrair as pessoas, foi por esse motivo que muitos pediram sua permanecia no Windows. E esse é somente um dos casos que jogos são utilizados para outros propósitos e logo vamos trazer mais curiosidades como essas!